MG oferecerá testes genéticos gratuitos no SUS a partir de 2026 para prevenção de câncer de mama e ovário

SAÚDE

A partir de 2026, o Estado de Minas Gerais passará a oferecer, anualmente, dois mil testes genéticos gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para mulheres com histórico pessoal ou familiar de câncer de mama ou ovário. A iniciativa será realizada em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e representa um marco na prevenção de cânceres hereditários no estado.

O programa é resultado da Lei 23.449/2019, de autoria do deputado estadual Dr. Wilson Batista, aprovada em 24 de outubro de 2019. A legislação garante que mulheres classificadas como de alto risco tenham direito a exames genéticos gratuitos para detecção de mutações em genes associados ao desenvolvimento dessas neoplasias, como o BRCA1 e BRCA2.

“Desde a aprovação da lei, tenho dedicado todos os esforços para que ela saísse do papel e se tornasse realidade para a mulher mineira. Hoje vemos esse importante passo: a testagem genética, que identifica predisposição e permite intervenções precoces, vai finalmente chegar ao SUS em Minas Gerais”, afirmou o deputado Dr. Wilson Batista, médico oncologista e vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.

A testagem permitirá identificar mutações genéticas que aumentam o risco de câncer, possibilitando medidas de prevenção, rastreamento mais intenso e, quando necessário, cirurgias profiláticas e reconstrução mamária.

Importância para as mulheres mineiras

  • O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil.
  • O câncer de ovário está entre as neoplasias ginecológicas com maior taxa de mortalidade.
  • A iniciativa fortalece o papel da prevenção e da medicina de precisão no SUS, ampliando o acesso das mulheres de alto risco a cuidados avançados.

O Estado ainda regulamentará os protocolos e critérios que definirão o perfil de “alto risco”, conforme previsto na lei. O projeto deve iniciar de forma piloto em 2026 e ser expandido gradualmente nos anos seguintes.

Ainda segundo o deputado, com a nova política pública, Minas Gerais se destaca na vanguarda da abordagem personalizada no combate ao câncer, unindo ciência, tecnologia e cuidado para salvar vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *