Operação Chicago combate atuação do Comando Vermelho em Muriaé e região

Polícia

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) da Zona da Mata, deflagrou na última quarta-feira (25) a Operação Chicago, em ação conjunta com a Polícia Militar. A ofensiva tem como objetivo desarticular a atuação da facção criminosa Comando Vermelho no estado.

Em Muriaé, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, inclusive dentro de unidades prisionais. De acordo com as investigações, a facção vinha operando de dentro das penitenciárias, de onde coordenava ações criminosas como tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Não houve registro de prisões no município.

Além de Muriaé, a operação teve alvos nas cidades de Juiz de Fora e Santos Dumont, também na Zona da Mata. Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão.

A Operação Chicago é um desdobramento da Operação Mecanismo, realizada em setembro de 2024, que resultou na prisão do então líder do Comando Vermelho em Minas Gerais, além do cumprimento de mandados em Muriaé, Juiz de Fora, Rio de Janeiro e Cataguases.

Até o momento, nove lideranças da facção já foram denunciadas à Justiça. Elas são acusadas de integração a organização criminosa armada, corrupção ativa, facilitação de entrada de celulares em presídios, tráfico de drogas e associação para o tráfico.

O Ministério Público informou que novas fases da investigação não estão descartadas e reforçou que o enfrentamento ao crime organizado continuará sendo prioridade nas ações do Gaeco na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *