Muriaé recebeu, nesta sexta-feira (17), o 1º Seminário do Cacau e o lançamento da Agência de Desenvolvimento Regional, eventos que reuniram dezenas de produtores rurais e profissionais do agronegócio no auditório do IF Sudeste – Campus Muriaé.
A programação teve como foco apresentar o potencial da cultura cacaueira como uma nova alternativa de renda para os produtores da região. Especialistas mostraram que, com planejamento e conhecimento técnico, o cultivo do cacau pode se tornar uma atividade altamente rentável, mesmo para quem já atua com culturas tradicionais como o café e o leite.

Durante o seminário, foram divulgados números e estratégias de produção, destacando que o custo operacional efetivo da lavoura de cacau gira em torno de R$38 mil por hectare ao ano, valor superior ao de outras culturas comuns na região, mas que pode gerar retorno expressivo a médio e longo prazo.
A criação da Agência de Desenvolvimento Regional foi apresentada como um passo importante para fortalecer o agronegócio regional, oferecendo apoio técnico e articulando ações para diversificação produtiva e valorização dos produtores rurais.



