Estão abertas as inscrições para o tradicional curso de audiovisual promovido pela Fundarte, em Muriaé. Com vagas limitadas, o curso é gratuito e destinado a quem deseja aprender na prática a arte de produzir conteúdos para cinema, TV e plataformas digitais. As aulas começam no dia 5 de agosto.
Com dois encontros semanais de duas horas cada, o curso tem duração de um ano e acontece no Grande Hotel Muriaé, sede da Fundarte. Além das aulas em sala, os alunos também vão para as ruas realizar atividades práticas com câmeras, microfones e equipamentos de edição. Ao longo do curso, são ensinadas técnicas de filmagem, roteiro, direção, edição, sonorização, entre outros conteúdos do universo audiovisual.
Em 2025, uma oficina de podcast também será incluída na programação, ampliando ainda mais as possibilidades criativas para os participantes.
Com 13 anos de história, o curso já formou mais de 1.300 alunos e revelou diversos talentos locais. Entre os destaques está a produtora Sabrina Guimarães, que lançou um média-metragem sobre a Síndrome de Down. Mãe de uma criança com a síndrome, ela encontrou no audiovisual uma forma de informar, educar e emocionar. O projeto foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo.
“Com uma câmera, um microfone, um computador e muita criatividade, os alunos têm a oportunidade de produzir trabalhos incríveis”, destaca a equipe da Fundarte.
Durante uma das aulas, conversamos com alguns alunos:
Leonardo, ao ser perguntado sobre o que mais está gostando no curso, disse que o aprendizado na prática é o mais empolgante. Já Juliana contou que a vontade de contar histórias e se expressar foi o que a motivou a se inscrever.

As inscrições seguem abertas até o preenchimento das vagas. Para mais informações, os interessados devem procurar a sede da Fundarte.