Foi rodado em Muriaé no último final de semana, o curta LíberInsanidade, que contou com a presença do consagrado ator Anselmo Vasconcellos. O filme que tem a direção do cineasta muriaeense Bruno Scalla que na oportunidade homenageia outro também muriaeense autor do poema que deu origem ao roteiro e ao filme, Adelunar Marge, que coleciona uma vasta coletânea de poemas e publicações de sua autoria.
Durante as filmagens os alunos da Escola de Audiovisual de Muriaé, que tem o seu nome em homenagem a Carlos Scalla, puderam acompanhar as etapas de realização, bem como os detalhes no set de filmagem.

Originalmente o filme seria rodado em 1994, quando o pai de Bruno, o cineasta pioneiro Carlos Scalla, já havia definido a participação de Anselmo Vasconcellos como ator responsável por dar vida ao personagem, no entanto devido ao panorama em que o cinema nacional vivia não foi possível realizá-lo o que coube ao filho a missão de conceber o filme mais de 30 anos depois.
Anselmo Vasconcellos é um renomado ator que coleciona mais de 50 filmes em sua filmografia, atuou sob a direção de grandes nomes como Hugo Carvana e Daniel Filho, este último que atualmente o dirige em um longa.

“Desde criança ouvi atentamente o meu pai dizer sobre a qualidade técnica do Anselmo e as possibilidades de produção dessa obra baseada em poemas que ele já dizia ser a frente do tempo. Filmar o LíberInsanidade foi, pessoalmente, uma viagem no tempo e a sensação de cumprimento de uma parte da missão, honrar o querido e saudoso Professor Adelunar Marge e meu pai em sua busca incessante por realizar e fazer do cinema uma ferramenta lúdica e inspiradora.” Ressalta Bruno, que é fundador e mantenedor de um Instituto cultural que leva o nome do pai, que iniciou no cinema em 1968 produzindo filmes, cinejornais, pesquisas e uma estreita relação com grandes nomes do cinema brasileiro como Humberto Mauro, Augusto César Vannucci.

O curta trará de forma artística um tema atual que envolve o interesse coletivo e social, apresentando de maneira lúdica e poética a perspectiva da loucura, possibilitando assim uma reflexão sobre o tema e o lugar da saúde mental na sociedade.
O filme está sendo realizado através da Scalla Filmes com recursos da Lei Paulo Gustavo e Fundarte, o lançamento está previsto já para o próximo mês e seguirá para os festivais de cinema no Brasil e no exterior.
