A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, na próxima quinta-feira (28/8), às 9h30, uma audiência pública para discutir o tema “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz”, que marca a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2025.
A reunião, proposta pelo deputado Grego da Fundação (PMN), acontecerá na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e contará com a presença de autoridades estaduais, representantes de APAEs, especialistas, pessoas
com deficiência e familiares.
Segundo o deputado, a audiência tem o objetivo de ampliar o debate sobre inclusão e dar visibilidade às demandas das pessoas com deficiência. “Não podemos permitir que a deficiência seja usada como rótulo limitador.
É a oportunidade que transforma realidades. Precisamos garantir que essas vozes sejam não apenas ouvidas, mas respeitadas e incluídas nos processos de decisão”, afirmou o parlamentar.
O tema da campanha 2025, definido pela Federação Nacional das APAEs, reforça a importância de garantir voz e participação ativa às pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
A semana, celebrada nacionalmente entre os dias 21 e 28 de agosto, é prevista na Lei Federal nº 13.585/2017.