Concurso da Polícia Penal de MG tem provas aplicadas com mais de 146 mil candidatos inscritos

Minas Gerais

As provas objetiva e de redação do concurso público da Polícia Penal de Minas Gerais foram aplicadas neste domingo (25). Ao todo, 146.321 candidatos inscritos disputam 1.178 vagas para homens e mulheres em todo o estado.

Do total de oportunidades, 907 vagas são destinadas ao público masculino, sendo 91 reservadas para Pessoas com Deficiência (PcD). Para as mulheres, são oferecidas 271 vagas, das quais 27 são destinadas a PcD.

As provas foram realizadas em escolas estaduais e instituições de ensino superior de diversas regiões de Minas Gerais. De forma excepcional, e devido ao grande número de candidatos residentes no Distrito Federal, as avaliações também aconteceram em Brasília/DF, facilitando a logística dos participantes que antes precisavam se deslocar até Unaí, no Noroeste mineiro.

O edital exige ensino médio completo, não estabelece idade máxima para participação e prevê remuneração inicial de R$ 5.332,64, além de ajuda de custo diária para alimentação. Os aprovados ingressarão no regime estatutário, com direito à estabilidade e plano de carreira.

Esta etapa marca apenas o início do concurso. Os candidatos ainda passarão pelo Teste de Condicionamento Físico (TAF), Avaliação Psicológica, Exames Médicos e Investigação Social, todas de caráter eliminatório.

O Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) ainda não divulgou a distribuição das vagas por unidade prisional. De acordo com o órgão, essa informação costuma ser apresentada mais próximo da conclusão das etapas do concurso. A previsão, no entanto, é de que novas vagas sejam destinadas ao presídio e à penitenciária de Muriaé.

As próximas fases e demais informações estão disponíveis no site da banca organizadora, o Instituto AOCP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *