A Polícia Militar, por meio do 47º Batalhão, lançou oficialmente em Muriaé a Operação “Cavalo de Aço”. A ação, que ocorre em todo o estado, tem como foco a repressão a manobras perigosas com motocicletas, conhecidas como “rolezinhos do grau”, além do combate ao tráfico de drogas praticado com o uso de motos e a fiscalização de irregularidades no trânsito.

Fotos: PMMG
Logo após o lançamento, a operação realizou uma ação concentrada no Bairro Aeroporto, no domingo (21). Segundo a PM, o objetivo foi coibir a modalidade de tráfico do tipo “delivery” e reforçar o cumprimento das normas do Código de Trânsito Brasileiro.
Durante a intervenção, foram removidas sete motocicletas e um automóvel por irregularidades diversas. Também foram lavrados 31 autos de infração de trânsito e registrados dois Termos Circunstanciados de Ocorrência, incluindo um por uso e consumo de entorpecentes.
De acordo com a Polícia Militar, as infrações mais frequentes foram licenciamento vencido, condução sem capacete e uso de calçados inadequados, situações que aumentam o risco de acidentes no perímetro urbano.

O comandante do 47º BPM, tenente-coronel Wesley Machado, destacou que a operação busca atender às demandas da população por mais segurança, tanto no trânsito quanto no combate a crimes associados ao uso de motocicletas.
A PMMG informou ainda que a operação utiliza recursos como videomonitoramento, acompanhamento de redes sociais, uso de drones e equipes em motocicletas policiais para ampliar a fiscalização. As ações da Operação Cavalo de Aço seguem de forma contínua em Muriaé e nas demais cidades atendidas pelo 47º Batalhão.


