A Fundação Cristiano Varella foi selecionada como semifinalista do Prêmio de Boas Práticas Unicred Aliança 2025, promovido pela Federassantas. Nesta edição, a instituição concorre com quatro projetos em dois eixos diferentes: Humanização/Experiência do Cliente e Qualidade Assistencial – Segurança do Paciente.
No eixo de Humanização e Experiência do Cliente, três iniciativas se destacam:
- Comunicação Inclusiva e Acolhimento: Escola de Libras – capacita colaboradores para se comunicarem em Língua Brasileira de Sinais, garantindo atendimento mais inclusivo a pacientes e familiares surdos.
- Inovação Simbólica na Oncologia: Do Sino ao Giroflex – adapta o tradicional momento de celebração ao fim do tratamento oncológico para pacientes surdos, substituindo o toque do sino por sinais visuais.
- Respirar: Cuidando de Quem Cuida – oferece apoio psicológico e espaços de acolhimento aos profissionais de saúde, promovendo bem-estar emocional e valorizando quem atua diretamente no atendimento ao público.

No eixo de Qualidade Assistencial – Segurança do Paciente, a Fundação concorre com o projeto:
- Cirurgia Robótica com o Sistema Da Vinci X no SUS – iniciativa que oferece cirurgias urológicas oncológicas com tecnologia robótica para pacientes do SUS, ampliando precisão, reduzindo riscos e acelerando a recuperação.

Ao todo, o prêmio recebeu 109 projetos de 26 hospitais, dos quais 27 foram selecionados como semifinalistas. A escolha foi feita por especialistas a partir de avaliações técnicas. Agora, as iniciativas seguem para votação popular e para a grande final, marcada para 3 de dezembro, em Belo Horizonte.



