O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), sancionou a Lei nº 25.513/2025, que busca ampliar o acesso de pessoas com deficiência visual a tecnologias assistivas em escolas estaduais e bibliotecas públicas.
A proposta, de autoria do deputado estadual Grego da Fundação (PMN), tem como objetivo tornar o ambiente educacional mais inclusivo, garantindo recursos que promovam maior autonomia no processo de aprendizado.
Entre as ferramentas previstas está a disponibilização dos chamados “óculos falantes”, que convertem informações visuais em áudio, auxiliando estudantes e leitores com deficiência visual.
“Essa medida reforça meu compromisso com a inclusão e a igualdade de oportunidades, especialmente para crianças e adolescentes com deficiência visual. Tecnologias assistivas fazem toda a diferença no desenvolvimento educacional”, destacou o deputado Grego da Fundação.
Com a nova lei, o governo mineiro também poderá incentivar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação na área de tecnologias assistivas, ampliando o acesso e fortalecendo a equidade no ensino público estadual.