Duas escolas da região, uma em Muriaé e outra em Antônio Prado de Minas — foram selecionadas para integrar a nova fase de expansão do Curso Técnico em Administração com metodologia do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ). A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo de Minas e o Sebrae Minas, e será implementada a partir do próximo semestre letivo em 170 escolas estaduais distribuídas em 129 municípios mineiros.
Em Muriaé a escola selecionada foi a Escola Estadual Engenheiro Orlando Flores. Já em Antônio Prado de Minas, município que fica a 48 quilômetros de Muriaé, a escola que fará parte do programa é a Escola Estadual Geraldo Rocha.

Em entrevista ao Portal Muriaé, o analista técnico do Sebrae, Francisco Herédia, deu detalhes do programa. Segundo ele, o programa prevê a abertura de cerca de 6 mil vagas voltadas para estudantes e egressos do ensino médio da rede estadual. O curso técnico, além de fornecer formação na área de Administração, busca despertar o espírito empreendedor e desenvolver competências essenciais para o ingresso no mercado de trabalho e para a atuação social responsável.
Segundo a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), a escolha das instituições foi baseada em critérios estratégicos e no bom desempenho do projeto-piloto, que obteve resultados positivos e agora será ampliado para mais regiões do estado. As inscrições devem ser realizadas diretamente nas escolas selecionadas.
“O objetivo é formar uma nova geração de protagonistas, jovens que tenham base teórica e prática para atuar com segurança em seus projetos pessoais e profissionais. A ampliação desse curso técnico reforça nosso compromisso com a educação de qualidade e a geração de oportunidades”, destaca o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.

Para o analista técnico do Sebrae, Francisco Herédia, a participação das escolas de Muriaé e Antônio Prado de Minas fortalece a presença da educação profissional na região e abre caminho para que mais jovens tenham acesso à qualificação técnica com foco no empreendedorismo.